NFT é uma espécie de certificado digital, que garante e certifica a propriedade e a exclusividade de um ativo digital. Esses dados são armazenados no blockchain.
Sigla para “Non-fungible Token” ou “Token não-fungível”, os NFTs são usados para certificar fotografias, arte digital, áudio, vídeo e muito mais. Ou seja, ele faz parte do mercado de criptoativos e consiste em uma representação digital de um bem não fungível.
Esse é o conceito por trás de NFTs: eles são como um tipo de assinatura digital que transforma qualquer tipo de mídia digital em um bem não-fungível.
Um NFT atrelado a um item ou “bem” digital qualquer, com várias cópias na internet, faz desse item único perante o mundo, gerando escassez em torno do item e abrindo espaço para que um mercado se instale, envolvendo colecionadores e investidores interessados em investir na aquisição de obras e ativos digitais.
Principais características do NFT
Agora é interessante conhecer as características de destaque do NFT e o porquê as pessoas estão se interessando por esse mercado.
O principal talvez seja a exclusividade: parte-se do princípio que cada NFT é único, independente das informações que carregue. Ou seja, a arte, documento ou ativo a qual está vinculado, não existe em outro lugar, ao menos, no ambiente digital.
Confira os principais pontos sobre os NFTs:
• Funcionalidade
O principal papel do NFT é servir como uma espécie de certificado de autenticidade e posse de um determinado ativo digital. A ideia é criar um token por meio do registro do ativo de referência, que pode ser uma ilustração virtual, um vídeo, uma pintura, memes, entre outros.
Para garantir a autenticidade, há um registro oficial da peça original. O NFT funciona exatamente como esse registro. Na maioria dos casos, você não tem reservados os direitos autorais, logo, não pode impedir a replicação de um meme ou explorar os direitos de um livro somente pela compra do NFT. No entanto, você se torna dono do certificado daquele ativo.
• Tecnologia utilizada
Para a criação e para a negociação dos NFTs, é utilizada a tecnologia de blockchain. Esse é um protocolo de registro e de criptografia baseado em uma sequência de blocos. Cada bloco carrega a própria chave criptografada (chamada hash) e a chave do bloco anterior.
Com isso, forma-se uma cadeia que, em regra, não pode ser fraudada. Assim, o certificado emitido é verdadeiramente único e pode ser verificado por meio da tecnologia. Portanto, os riscos de fraudes e adulterações em um NFT são baixos.
• Negociação
Como a compra e a venda de NFTs costumam se basear no blockchain, elas podem envolver etapas relacionadas às criptomoedas. Afinal, é comum que as negociações sejam feitas em moedas digitais.
Em outros casos, são utilizadas moedas tradicionais, como o dólar. Vale destacar que a compra de criptomoedas tende a ser feita com o dinheiro tradicional, baseando-se na cotação do mercado no momento da negociação.
Para investir nos tokens não fungíveis, vale considerar os benefícios que eles podem oferecer para a sua estratégia. Uma das vantagens é a chance de obter lucros diante de uma possível valorização.
Afinal, a ideia do NFT é criar escassez em um cenário com cada vez mais ativos digitais. Diante da evolução do mercado e do aumento do interesse do público, os NFTs já adquiridos poderiam passar por uma valorização. Logo, quem investir agora terá a possibilidade de aproveitar oportunidades futuras.
Conclusão
Os NFTs são um tipo de atestado digital, verificado por blockchain, que transformam as mídias digitais únicas em originais perante cópias comuns.